A pesquisa e a extensão estão diretamente conectadas com a formação acadêmica do estudante de Jornalismo em Multimeios e o seu crescimento intelectual e profissional. Esta foi a temática do “Pesquisa em Debate: Panorama da Pesquisa e Extensão no curso”, realizada na última sexta-feira (25), na Semana de Integração em comemoração aos 20 anos do curso de Jornalismo em Multimeios, no Auditório Multimídia do Departamento de Ciências Humanas (DCH), campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
A professora Carla Paiva relembrou a implantação do curso, implementado há 20 anos a partir de uma pesquisa de opinião pública junto a comunidade externa e construída com participação de pesquisadores do Rio Grande do Norte. Para a professora, a pesquisa foi essencial para a consolidação acadêmica do corpo docente, a expansão dos projetos de pesquisa e dos grupos de pesquisa. No desenvolvimento do curso, a pesquisa de iniciação científica também demonstrou ser um diferencial na formação dos discentes e na consolidação das carreiras dos profissionais de Jornalismo. A professora Carla ressaltou que o estudante, ao fazer iniciação científica, aprende a usar, com rigor, instrumentos metodológicos na construção do referencial teórico e na coleta de dados, o que o auxilia no desenvolvimento acadêmico.
Alguns dos bolsistas de iniciação cientifica investiram na formação de pós-graduação Stritu Sensu (mestrado e doutorado) e outros também atuam em instituições publicas, como assessores de imprensa e jornalistas em diversos setores. Carla Paiva trouxe relatos de experiências de egressos de Jornalismo que participaram e foram bolsistas de iniciação científica. Nos relatos, eles demonstraram que a pesquisa ajudou a desenvolver a comunicação verbal e escrita, bem como ampliaram o horizonte de expectativa de vida e profissional. A jornalista Priscila Souza conta sobre sua experiência na iniciação científica e como o ambiente de pesquisa e a fez questionar os modos de representação do próprio ato de fotografar o semiárido.
Em um segundo momento do evento, a professora e coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão, Andrea Cristiana Santos, refletiu sobre os desafios da extensão na universidade, colocando em pauta a colaboração com a comunidade externa, o campo interdisciplinar necessário ao processo formativo dos discentes e a implantação da curricularização da extensão. “Precisamos entender que fazer extensão também envolve um ato político no sentido de que deve haver um dialogo com a comunidade, a fim de buscar soluções para problemas que estão no nosso entorno”, ressaltou.
A professora também buscou mostrar aos alunos a importância de integrar ensino, pesquisa e extensão no processo formativo. O jornalista Emerson Rocha, repórter dos portais Globo Esporte e G1 da TV Grande Rio, descreveu como o projeto Agência MultiCiência o ajudou a melhorar a redação jornalística, a apuração dos fatos e acontecimentos jornalísticos e o fazer jornalismo com responsabilidade.
Na roda de conversa, professores e estudantes também compartilharam dúvidas sobre como haver o maior envolvimento da comunidade discente nos projetos de iniciação científica e de extensão.
A conversa entre discentes e docentes sobre a atuação da pesquisa e da extensão na graduação também se estendeu para soluções, inovações e adaptações às novas formas de jornalismo e comunicação no mercado e na academia, desde a retomada da rádio poste no Departamento de Ciências Humanas (DCH III) até a criação de startups e empresas júnior para fomentar a inscrição de editais e projetos.
Texto: João Pedro Tínel
Imagem: Alexandre Santos/ Levi Varjão