Entre os dias 25 a 29 de setembro, o Departamento de Ciências Humanas (DCH), campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) de Juazeiro realizou a V Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPEX). Com o tema “A Universidade na Comunidade: janelas para diálogos convergentes”, o evento reuniu profissionais e alunos com o objetivo de promover e compartilhar experiências de escolas das redes municipais e estaduais com a universidade.
A programação da V SIEPEX teve início na tarde da última segunda-feira (25) com oficinas pedagógicas para estudantes de Jornalismo e de Pedagogia, seguida pela apresentação da Banda Marcial do Colégio Estadual Pedro Raymundo Moreira Rego. A abertura oficial aconteceu à noite com a mesa institucional formada por representantes do Departamento. Em seguida, foi realizada a mesa redonda ‘Narrativas Decoloniais nos 200 anos da Independência da Bahia’, que contou com a participação da professora do IF Sertão Pernambucano, Edivânia Granja, da pesquisadora do Arriba Céu, UNEB de Jacobina, Fernanda Caroline da Silva e mediação da professora da UNEB de Conceição de Coité, Joceneide Cunha.
Ainda durante a semana foram realizados painéis e mostras de Projetos de Pesquisa, Iniciação Científica (IC), Iniciação Científica Júnior (IC Júnior), socialização de experiências de projetos de extensão desenvolvidos no Departamento, apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) ligados às áreas de Comunicação e Educação e a Exposição fotográfica “Juventudes”.
Aluno do 9° período de Jornalismo em Multimeios da Uneb, Otávio Duarte participou da SIEPEX pela primeira vez como ouvinte, no início da sua graduação e neste ano retorna ao evento como cerimonialista e também apresentou a pesquisa de IC “Fato ou Fake: análise das estratégias de checagem de notícias pela Agência Lupa”. De acordo com Duarte, a participação no evento foi uma experiência única na sua vida acadêmica. “É a realização de um momento especial. Durante a SIEPEX pudemos mostrar que a Universidade do interior da Bahia tem produção de conhecimento através de pesquisas científicas”, destacou Otávio Duarte.
“Nunca tinha apresentado um trabalho em nenhum evento da UNEB, então foi muito interessante poder compartilhar o meu conhecimento sobre a TV UNEB com todo o público”, contou a aluna no 9º Período e estagiária no Projeto de Extensão TV Uneb, Júlia Mendes.
Na sexta-feira (29), o evento terminou com apresentação musical de Nicola Andrian e Paulo Soares, artistas da região, seguido pelo SIEPEX JR, momento em que alunos e professores de escolas da rede municipal e estadual de Juazeiro puderam compartilhar experiências e projetos desenvolvidos, fortalecendo a parceria entre a universidade e as escolas.
Para a Coordenadora da Escola Educandário João XXII, Alessandra dos Santos, a SIEPEX foi muito interessante, por possibilitar momentos de troca de conhecimento entre professores e alunos. “Foi uma experiência muito boa principalmente pela oportunidade de trazer as ações pedagógicas da escola até a universidade. Acredito que quem esteve aqui gostou e agora esperamos a visita da universidade na nossa escola. A SIEPEX JR, pra mim, valeu a pena,” completou Alessandra dos Santos.
“Achei muito importante apresentar o trabalho na V SIEPEX e fiquei muito feliz com a recepção do pessoal da faculdade, que ouviram atentamente e isso me estimulou a ouvir as outras apresentações. O evento também me incentivou a ocupar espaço na universidade,” declarou Ana Carolina Nascimento, aluna do 2° ano do ensino médio do Colégio Estadual Pedro Raymundo Moreira Rego.
Para a professora da Uneb e Coordenadora do evento, Andrea Cristiana Santos, foi perceptível o acolhimento da V SIEPEX pelos professores e alunos da universidade e da educação básica e a expectativa é que na próxima edição mais professores e alunos se envolvam no evento.
“Fiquei muito feliz com a receptividade do evento, os alunos aceitaram a proposta e compartilharam suas experiências e conhecimento produzido na universidade e nas escolas. Para nós, enquanto universidade, foi importante ter os alunos e professores da Educação Básica dividindo o brilhantismo do processo educativo que acontece cotidianamente nas escolas,” finalizou Andrea Cristiana Santos.
Texto: Karyne Ramos, Meiwa Magalhães/ Klébia Muricy
Cobertura Fotográfica completa: https://www.flickr.com/photos/199050491@N04/with/53214292510/