Na noite da última quarta feira (18) e quinta feira (19), o XII Workshop Nacional e III Internacional de Educação para Convivência com o Semiárido Brasileiro (WECSAB) promoveu o momento Prosa e Poesia, espaço de lançamento de livros e apresentações culturais.
Na primeira noite, a atividade foi mediada pela professora Claúdia Maisa Antunes Lins (Uneb), que estava lançando seu livro “Brinquedoteca universitária Manoel de Barros: Na ciranda de brincar a palavra como brinquedo”. Também estiveram lançando livros os professores da UNEB Edmerson dos Santos Reis, Josenilton Nunes Vieira, João José Santana Borges e Josemar Martins Pinzoh. O momento contou com apresentações culturais de alunos do PPGESA e Pedagogia.
Na quinta feira (19), aconteceram outros lançamentos literários juntamente com apresentações musicais.
Os pesquisadores presentes à mesa, Edilane de Carvalho Teles, Viviane Braz dos Santos, Josenilton Nunes Vieira, Américo Junior Nunes da Silva, Juracy Marques e Nicola Adrian falaram um pouco sobre suas obras.
A pesquisadora Viviane Braz fez o lançamento do seu livro “Representações Sociais Sobre Educação no Semiárido-Reflexões a partir dos olhares de pedagogos e pedagogas”, fruto de sua dissertação no mestrado sobre as representações sociais de pedagogos (as) na educação do Semiárido. Em sua fala, a autora enfatizou sobre a felicidade em vir de Senhor do Bonfim para publicar seu livro no evento (WECSB) e como a obra é importante e necessária para ser tratada dentro da sala de aula na universidade.
Antes do encerramento teve apresentação do projeto das intercambistas italianas Giulia Sails e Sara Ficarella, sobre “la festa della pizzica” e “La Notte della Taranta”, tradição que acontece no Sul da Itália, que diz que a picada da aranha tarântula nas mulheres as levam para um estado de loucura que somente a música pode curá-las. “É interessante porque é possível perceber semelhanças entre a cultura do Brasil e da Itália”, pontuou Sara.
A noite terminou com mais apresentações musicais no canto de tudo, finalizando o segundo dia do XII Workshop Nacional e III Internacional de Educação para Convivência com o Semiárido Brasileiro (WECSAB).
Texto: Rayssa Keuri/Klébia Muricy
Fotos: Quele da Silva