Encontro de Brinquedotecas Públicas da Bahia discute sobre o lugar do Brincar na Infância e na escola

Abertura do II Encontro Internacional das Brinquedotecas Públicas e IV Encontro das Brinquedotecas das Universidades Estaduais. Foto: Clara Menezes

Nesta quarta-feira (09), o Auditório Antônio Carlos Magalhães (ACM), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, foi palco da abertura do II Encontro Internacional das Brinquedotecas Públicas e IV Encontro das Brinquedotecas das Universidades Estaduais da Bahia (UEBAS). Com o tema “Qual o lugar do Brincar na Infância e na escola?”, o evento busca ser um espaço de discussão e reflexão sobre as Brinquedotecas e seus papéis no desenvolvimento infantil e na formação profissional.


O evento teve início com o credenciamento dos participantes, em seguida, a composição da Mesa de Abertura que contou com a participação das representantes de Brinquedotecas da UNEB. As professoras Antonete Xavier e Jociane Cajado, do Campus I em Salvador, compartilharam experiências e desafios enfrentados na promoção do brincar como ferramenta educacional.

A representante do Campus III, da UNEB de Juazeiro, a professora Claúdia Maisa Lins, apresentou a abordagem da Brinquedoteca Manoel de Barros e compartilhou suas expectativas em relação ao evento. “Esperamos que os próximos três dias de programação proporcionem um espaço rico para a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes, contribuindo para o fortalecimento do brincar como ferramenta educacional entre os Campus da UNEB”, destacou.

O evento é organizado pelo Conselho de Brinquedotecas da UNEB, com o apoio do Programa de Apoio à Rede de Brinquedotecas (PROBRINQ) da universidade, do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do campus III, da Reitoria e Pró-reitoras e acontece de 08 a 10 de novembro.

Para a professora Simone Regina d’Almeida, do Campus I, não foi fácil organizar dois encontros em um formato híbrido e com perfis diferentes. “Foi uma tarefa desafiadora, mas estamos entusiasmados com a oportunidade de ampliar o alcance desses encontros e promover discussões significativas sobre o brincar e a educação”, afirmou a Coordenadora da Rede de Brinquedotecas da UNEB.

Durante os próximos dias, mesas-redondas, apresentações de trabalhos, oficinas e palestras internacionais serão realizadas no Departamento de Ciências Humanas (DCH), na UNEB de Juazeiro, com a proposta de promover o brincar de maneira educativa e inclusiva.

A estudante do curso de Pedagogia da UNEB, Rayna Santos, veio de Salvador para participar dos Encontros e está entusiasmada. “Participar deste evento é uma oportunidade única de conhecer práticas inovadoras relacionadas ao brincar na educação. Estou animada com essa troca de conhecimento com especialistas, monitores e colegas de diferentes regiões”.

Texto: Clara Menezes/Klébia Muricy