Na última quarta-feira (06), no auditório Multimídia do Departamento de Ciências Humanas (DCH), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) de Juazeiro, pesquisadores lançaram o site Observatório Racial da Mídia Brasileira. A programação contou também com a palestra “Direito quilombola e titulação de terras no território do Vale do São Francisco”, ministrada pelo Defensor Público Federal Marcelo Galvão.
Tendo como principal proposta o combate ao racismo, o site apresenta relatórios e análises de notícias com temáticas raciais, publicadas no período de fevereiro a agosto de 2023, em portais da mídia hegemônica e da mídia independente. Durante um ano de pesquisa foram desenvolvidas várias atividades como o levantamento de notícias raciais nos portais da mídia hegemônica Folha de S. Paulo, G1 e Uol. Já na mídia independente, o trabalho concentrou-se nos sites Alma Preta, Amazônia Real, Mundo Negro e Notícia Preta. De acordo com os pesquisadores, os dados coletados mostraram que houve um aumento de matérias com a temática racial, porém, as abordagens estão relacionadas às situações de racismo no cotidiano, com ausência de aprofundamento do tema.
O projeto coordenado pelas professoras Márcia Guena e Céres Santos, contou com a participação dos estudantes de jornalismo Ana Beatriz Mendes, Flávio Freire, Vanessa Ramos, bolsistas no projeto.
Para a professora Ceres, os dados também apresentaram uma novidade referente ao aumento de mulheres negras como fonte nas matérias. “Isso reflete uma visibilidade racial e o nosso site será uma fonte inesgotável por ser uma pesquisa que abrange vários elementos”, ressaltou a professora.
Ana Beatriz Mendes, estudante de jornalismo e uma das bolsistas do projeto, destacou que a participação na pesquisa ampliou sua visão quanto ao fazer jornalístico. “Me possibilitou o desenvolvimento de uma visão crítica dos meios de comunicação para quebrar a ideia de que o jornalismo é imparcial e não tem interesses. No entanto, o jornalismo deve sempre estar comprometido com a ética e com a entrega de informações de qualidade”.
O site pode ser acessado através do endereço eletrônico www.observatorioracialdamidia.com.br.
Texto: Klébia Muricy
Informações: Karem Rodrigues
Fotos: Clara Menezes