Alunos do curso de Jornalismo em Multimeios, do Departamento de Ciências Humanas (DCH), campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) participaram da 75ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O encontro que reúne renomados pesquisadores, cientistas e acadêmicos de todo país aconteceu entre os dias 23 a 29 de julho na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A SBPC é um dos eventos científicos mais prestigiados do Brasil proporcionando um espaço para a divulgação e a discussão de estudos e pesquisas em diversas áreas do conhecimento. Na oportunidade os alunos Jonatas Pereira e Otávio Duarte apresentaram suas pesquisas científicas resultado da participação dos discentes no Projeto de Pesquisa “Comunicação e Saúde em Tempos de Pandemia da Covid-19”, sob a orientação da professora Andrea Cristiana.
A pesquisa ‘Lembrar os mortos: Estudo de casos das escritas de Eliane Brum sobre a pandemia da Covid -19’, foi apresentada pelo estudante Jonatas Pereira. O trabalho conta com o estudo de caso da produção jornalística de Eliane Brum, que busca compreender o discurso relacionado às mortes de povos tradicionais e violências cometidas contra o povo brasileiro no contexto pandêmico, bem como identificar o tratamento dado às fontes jornalísticas por Brum em suas colunas no El País Brasil.
“Foi muito bom ter esse diálogo ali corpo a corpo com pessoas, falar sobre o trabalho e introduzir de certa maneira essas pessoas ao trabalho jornalístico da Eliane, foi muito gratificante. Então, eu considero que contribuiu muito para o meu amadurecimento acadêmico e para a minha formação profissional,” declarou Pereira.
Já o trabalho ‘Em tempos de covid-19: A cobertura da Folha de São Paulo no combate à desinformação’, foi apresentado por Otávio Duarte. A pesquisa tem como base matérias do jornal Folha de São Paulo, durante períodos importantes da pandemia, com o objetivo descobrir como os jornalistas trataram o assunto da ciência, as formas que eles encontraram de trazer fontes científicas e como traduziram essas informações para o público.
“Pra mim foi uma experiência única porque durante todos esses anos vimos a desvalorização da ciência. Então, ver que a nossa pesquisa teve o reconhecimento merecido e que através dela podemos ajudar pessoas a entender que a desinformação é uma situação que precisa ser tratada imediatamente dentro da nossa sociedade. Nós como cientistas precisamos fazer mais pesquisas e levar pra esse público a necessidade de se combater a desinformação,” ressaltou Duarte.
Para a professora e coordenadora do projeto de pesquisa Comunicação e Saúde em Tempos de Pandemia da Covid-19, Andreia Cristiana, que acompanhou os alunos durante a apresentação dos trabalhos no encontro, é de grande importância que os alunos participem de eventos que estimulem a produção de pesquisas científicas.
“Destaco a oportunidade dos alunos de apresentar as pesquisas desenvolvidas no DCH III e conhecer experiências fantásticas da produção de ciência na educação básica, como a SBPC Jovem, o que nos permitiu perceber a importância de a universidade desenvolver parcerias com a educação básica seja na pesquisa, na extensão e no ensino,” disse Andreia Cristiana Santos, professora.
Texto: Karyne Ramos/Klébia Muricy
Imagem: arquivo pessoal