DCH III da UNEB Comemora 40 Anos com Lançamento da Websérie “Raiz de Poesia, Sementes de Saberes”

Família do homenageado, Pedro Raymundo Rodrigues Rêgo, e a diretora do DCH III, Andréa Cristiana Santos

Nesta segunda-feira (24), o Departamento de Ciências Humanas do Campus III (DCH III) da UNEB iniciou as comemorações pelos seus 40 anos de história com uma programação especial repleta de simbolismo e significado. O grande destaque da noite foi o lançamento da websérie comemorativa “Raiz de Poesia, Sementes de Saberes”, que celebra a trajetória do Departamento e suas contribuições para a educação e o desenvolvimento da comunidade ao longo dessas quatro décadas e faz uma homenagem a Pedro Raymundo Rodrigues Rêgo, idealizador da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Juazeiro (FFCLJ), atual DCH III.

A Programação do Dia 24 de Março

O evento de abertura da Semana de Integração foi marcado por uma intensa programação cultural e acadêmica. A tarde começou com a apresentação do Coral da UATI, que emocionou os presentes com a performance de “As Canções que Você Cantou para Mim”. Em seguida, foi realizada a mesa institucional, com a presença de diversas autoridades acadêmicas, incluindo Andréa Cristiana Santos (diretora do DCH III), Gertrudes Macário (diretora do DTCS III) e a vice-reitora da Uneb Dayse Lago, entre outros, que compartilharam suas visões sobre os 40 anos de história e os desafios futuros.

A tarde contou também com a Aula Magna proferida pela vice-reitora Dayse Lago, intitulada “Contribuição para a Formação do Pedagogo”. A aula, mediada pela professora Carla Paiva, abordou as contribuições do DCH III para a formação de pedagogos e refletiu sobre o impacto do departamento na educação da região. 

A websérie “Raiz de Poesia, Sementes de Saberes” foi um dos momentos mais emocionantes da noite. Com roteiro e direção de Klébia Muricy, a série traz depoimentos de figuras chave na história do DCH III.

A Homenagem a Pedro Raymundo Rodrigues Rêgo

Outro destaque da programação foi a homenagem ao poeta e urbanista Pedro Raymundo Rodrigues Rêgo, figura fundamental na criação do DCH III e inspiração para o departamento. Seu filho, Pedro Raymundo Rodrigues Rêgo Júnior, emocionado, falou sobre o legado de seu pai: “Meu pai foi um visionário. Ele acreditava que a educação era o caminho para essa região e embora não tenha visto a Faculdade de Filosofia nascer, ele ficou muito orgulhoso dessa história”.

Momento da homenagem

40 Anos de Conquistas e Transformações

O DCH III tem se consolidado ao longo de quatro décadas como um centro de excelência acadêmica, com cursos de graduação em Comunicação Social (Jornalismo em Multimeios) e Pedagogia, além de programas de mestrado e especialização. Para a vice-reitora Dayse Lago, o DCH III tem uma história rica e foi decisivo para a formação de profissionais e o desenvolvimento dos territórios aqui no Sertão Produtivo, produzindo conhecimento a partir de propostas teóricas como a educação contextualizada e a produção da comunicação e da cultura. Sua contribuição vai além do ensino, sendo um ponto de referência também em termos políticos e sociais.

Para Andréa Cristiana Santos, diretora do DCH III: “Este é um momento especial porque estamos celebrando 40 anos e reunindo nossos parceiros, professores aposentados, alunos, ingressantes e os nossos alunos regulares da graduação e pós-graduação. É também um momento de fortalecer os vínculos com a comunidade acadêmica e externa, demarcando a contribuição do departamento para o desenvolvimento educacional e cultural do território Sertão São Francisco.”

Comemorações e Ações Solidárias

A celebração dos 40 anos do DCH III não se limita aos eventos festivos, mas também à realização de ações que envolvem a comunidade. Durante a Semana de Integração, que acontece de 24 a 29 de março, os participantes poderão desfrutar de palestras, rodas de conversa, exposições culturais e muito mais. Além disso, Como parte das celebrações, o departamento lançou a campanha de doação de sangue ‘Sementes de Vida’, reforçando seu compromisso com a solidariedade e o bem-estar coletivo. Para facilitar a participação da comunidade acadêmica, será disponibilizada uma van para transporte até o Hemoba de Juazeiro nos dias 26 e 28 de março.

Projeção para o Futuro

Com o lançamento da websérie e a programação das festividades, o DCH III reafirma seu compromisso com a qualidade do ensino, a formação cidadã e a transformação social. A nova logomarca do departamento, que foi lançada anteriormente,  foi fruto de uma parceria colaborativa entre o artista plástico Antônio Coelho Assis (Coelhão) e Letícia Duarte (NAC) e simboliza a junção entre o passado e o futuro, conectando as raízes da instituição com sua projeção para os próximos anos.

O DCH III segue, assim, semeando saberes e cultivando raízes profundas na cultura e na educação, reafirmando seu papel como um dos principais espaços de formação acadêmica do semiárido baiano.