Na manhã desta quarta feira (18), aconteceu na UNEB de Juazeiro a abertura oficial do XII Workshop Nacional e III Internacional de Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido (WECSAB).
Os trabalhos foram iniciados com a apresentação do coral Vozes da Caatinga e, em seguida, a mesa institucional foi formada com a participação do coordenador do Wecsab 2023, João José de Santana Borges(UNEB); do coordenador da comissão científica, Edmerson dos Santos Reis (UNEB); do coordenador do PPGESA, Josenilton Nunes Vieira (UNEB), da diretora do DCH III, Edonilce da Rocha Barros (UNEB), e dos representantes discentes do PPGESA, Félix Augusto do Carmo Silva (2022) e Denise Amaral Batista (2023).
Tendo como tema central “Do presente ao porvir: desafios éticos, contextualização dos saberes e atravessamentos tecnológicos”, o evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), e o Departamento de Ciências Humanas (DCH-III), campus de Juazeiro-BA.
A Conferência de Abertura, conduzida pelos professores Gersem Baniwa (UNEB) e Ivânia Paula Freitas de Souza Sena (UNEB), e mediada pelo professor João José de Santana Borges (UNEB), discutiu os desafios da ética, dos atravessamentos tecnológicos e da contextualização entre o entrelaçamento dos saberes ancestrais e os discursos da modernização societária.
A professora do Departamento de Educação da Uneb em Senhor do Bonfim, Ivânia Freitas, destacou a importância dessa temática, pois revela grandes contradições do nosso tempo e grandes questões que exigem um posicionamento da educação. “É uma discussão extremamente relevante, uma vez que a educação vai sempre sendo requisitada a cada tempo, para pensar e repensar nos seus objetivos e seus conteúdos, diante de cada modelo, de cada forma social”, concluiu a professora.
Para a professora e diretora do DCH III, Edonilce Barros essa discussão no meio acadêmico auxilia na reflexão da responsabilidade de cada um com o contexto vivido, possibilitando a transformação dessa reflexão em ações concretas, e a partir daí, podendo tornar-se transformação social. “Eu vejo que serão três dias frutíferos, porque é a partir do debate, e da troca de saberes e conhecimentos gerados nas nossas pesquisas, que compreendemos melhor o nosso meio e o nosso contexto, e assim podemos pensar em perspectivas de mudanças”, afirmou Edonilce Barros.
A programação de abertura atraiu estudantes e professores do meio acadêmico. “É um evento muito atrativo, tem uma diversidade muito grande de trabalhos, de pessoas circulando, então a gente está em contato com outras culturas, inclusive internacionais, então acredito que isso proporciona uma grande troca de conhecimento durante o evento”, conta Carolina Nascimento, estudante do curso de pedagogia da Uneb e monitora dessa edição do WECSAB.
Até a próxima sexta-feira (20), a programação segue com rodas de conversas, apresentações de grupos de trabalhos, mesa redonda, Sarau internacional e lançamento de livros, palestras, práticas integrativas e diversas outras atividades, que acontecem tanto no DCH quanto no DTCS, do campus III, em Juazeiro-BA.
Texto: Lucenildo Junior/ Klébia Muricy
Fotos: Nicole Muniz e Nara Gabriella