Rodas de conversa com profissionais do jornalismo, mostra audiovisual e curso de edição de vídeo fazem parte da ‘Semana de Integração’ do Departamento de Ciências Humanas (DCH), campus III, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). As atividades realizadas pelo Colegiado de Jornalismo em Multimeios seguem até a próxima segunda-feira (28) e tem como objetivo integrar a nova turma e promover debates sobre temas importantes para os futuros jornalistas.
Já na abertura da Semana de Integração, os alunos puderam participar de uma roda de conversa sobre o ‘Campo de estágio em Jornalismo’, com as jornalistas Manuela Pereira e Renata Freitas, e a estudante do 9º Período de jornalismo, Ruana Costa. Para o professor Cecílio Bastos, as atividades são de grande importância por promover a discussão de temáticas que são cruciais para o repertório de todos discentes.
“Organizamos para que a semana contemplasse debates em torno do ensino, da pesquisa e da extensão. E aqui estamos mencionando um conjunto de aulas interdisciplinares que integram toda a comunidade acadêmica do curso,” completou Cecílio Bastos.
Após a abertura, a programação seguiu com o ‘Encontro dos estudantes com o Centro Acadêmico de Comunicação Social (Cacos)’.
“O nosso objetivo foi apresentar o Cacos e quais os seus projetos, além de conhecer os alunos e ter uma conversa com eles. Foi algo que a maioria de nós não tivemos quando chegamos, então sentimos que era necessário mostrar que existe um lugar de ajuda e esperança aos calouros,” contou João Pedro Tínel, coordenador geral do Cacos.
O dia encerrou com a realização da oficina de edição de vídeo com Chico Nascimento, cinegrafista da TV UNEB. Para Laila Michelle Santos, aluna do quarto período de Jornalismo, a oficina de edição de vídeo é uma iniciativa importante para a sua formação.
“Está sendo uma experiência incrível, onde temos a oportunidade de aprender sobre essa área que é muito importante para a nossa profissão. Às vezes tenho algumas dificuldades, mas faz parte do processo e está valendo a pena cada esforço,” acrescentou Laila Michelle Santos, estudante de Jornalismo.
Nesta terça-feira (22) acontece a mesa redonda ‘Racismo Estrutural ou Forma Social Escravista: Um Debate para a Comunicação’ realizado pelo grupo Rhecados.
Texto: Karyne Ramos/Klébia Muricy
Imagens: Alexandre Santos