A ‘Semana de Integração’ do Departamento de Ciências Humanas (DCH), campus III, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) exibiu nas últimas quarta e quinta-feira (23 e 24), produções audiovisuais de alunos e ex-alunos do curso de Jornalismo. A mostra reuniu professores, egressos, veteranos e calouros com o objetivo de divulgar vídeos de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e das disciplinas de Telejornalismo I e Movimentos Sociais.
Para a professora Dalila Santos, atividades como essas são importantes pois propõe o contato dos calouros com produções feitas por alunos que já passaram por disciplinas práticas e possuem embasamento teórico e metodológico, na produção de reportagens especiais e documentários.
“A mostra serviu para fazer esse intercâmbio com o objetivo de incentivar os novos estudantes a produzirem dentro das disciplinas, não apenas nos seus TCCs,” completou Dalila Santos, professora do curso de Jornalismo da Uneb.
Na abertura da Mostra, na quarta-feira (23), foi exibido o Documentário ‘Sobrado das Margens (2019)’, que foi produto do TCC do jornalista Danilo Souza, egresso da Uneb. O documentário é o relato de pessoas que migraram em busca de um novo lar, devido à inundação da vila de Santana do Sobrado–BA, em favor da implantação da Usina Hidrelétrica de Sobradinho-BA.
“Foi o trabalho de mais de um ano de dedicação que resultou em um documentário de quase uma hora de duração. Desde o lançamento, cada exibição tem sido uma experiência muito legal. Foi muito especial voltar pra Uneb pra exibir um trabalho tão importante para a região porque conta também um pouco da nossa história regional,” contou Danilo Souza, jornalista egresso da Uneb.
Na segunda noite, a mostra audiovisual exibiu as reportagens produzidas pelos alunos das disciplinas de Telejornalismo I e Movimentos Sociais. ‘Resistência do Movimento Negro em Juazeiro (BA)’ aborda aspectos religiosos, musicais e histórico-culturais desse movimento, buscando contribuir com visibilidade à resistência e à cultura negra em Juazeiro e ‘MST: Um olhar para um movimento criminalizado’, uma produção que demonstra como o MST se articula em Juazeiro (BA), de que maneira se organiza e quais suas bandeiras e pautas.
“Eu achei a amostra de grande importância por ser um espaço para os estudantes socializar os trabalhos com outros. Isso é uma forma de incentivo pra outros alunos produzir reportagens como essas. Eu sempre comentei com os colegas que a gente tinha que ter mais espaços de socialização dos nossos trabalhos,” declarou Henrique Silva, aluno do 7º Período de Jornalismo da Uneb.
Nesta segunda-feira (28), encerrando a Semana de Integração, acontece a mesa redonda Desafios da pesquisa colaborativa em comunicação com Juliano Domingos, coordenador da Intercom.
Texto: Karyne Ramos/Klébia Muricy
Imagem: Karyne Ramos