A pesquisa colaborativa em comunicação deve acompanhar a trajetória do estudante desde o início da graduação, participando dos projetos de iniciação científica até ao aperfeiçoamento na pós-graduação. Com essa temática, o professor Juliano Domingues, coordenador da Cátedra Luiz Beltrão de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) iniciou o Pesquisa em Debate “Pesquisa Colaborativa em Comunicação”, na última segunda-feira (28), na Semana de Integração em comemoração aos 20 anos do curso de Jornalismo em Multimeios, com mediação da professora Teresa Leonel.
Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), Juliano Domingues destacou a importância dos programas de Iniciação Científica no campo das Ciências Sociais Aplicadas, como primeiro estímulo à formação de futuros cientistas da comunicação, tal como é valorizado pelas agências de fomento na área de exatas e saúde “Às vezes, associamos o cientista apenas a algumas profissões como da área de saúde e exatas, porém produzimos também ciência da comunicação”. Com ferramentas do campo científico dentro da área da comunicação, o profissional pode desenvolver e aperfeiçoar seus métodos de averiguação e desenvolva produtos com base em evidências científicas.
O professor Juliano também abordou a importância da continuidade da formação na pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) e os programas de mestrado profissionais. “Nem sempre o aluno que decide fazer mestrado deseja seguir o magistério docente, para que se torne professor, existem outros processos que ocorrem após a conclusão e que ajudam o profissional na sua carreira”.
Ele recomendou que o estudante desenvolva o interesse no desenvolvimento de produtos científicos criados no ambiente ainda na graduação, pois podem contribuir para projetos futuros. Um exemplo são os editais para financiamento de pesquisas e projetos de inovação. “Boas oportunidades para o profissional da comunicação podem surgir que estimulam à formação do pesquisador na área de estudo e no desenvolvimento de produtos”.
Durante a roda de conversa, os estudantes puderam esclarecer dúvidas sobre a transição de carreira de profissional para pesquisador após finalizar o curso de graduação, e sobre as oportunidades de fazer mestrado acadêmico e/ou profissional.
Texto: Eduarda Moret/Andrea Cristiana Santos
Imagens: Levi Varjão/Alexandre Santos