PPGESA realiza o I encontro com egressos em comemoração aos 10 anos

Egressos, professores e colaboradores do PPGESA em café da manhã do I Encontro com Egressos. Foto: Alexandre Santos

Em comemoração aos seus 10 anos, o Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), promoveu na sexta-feira (25), no Departamento de Ciências Humanas (DCH), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus III Juazeiro, o I Encontro de Egressos, que contou com a presença de ex-alunos, colaboradores e professores.

O evento teve como objetivo reunir os egressos do curso para confraternizar e fortalecer o vínculo com a instituição. O coordenador e docente do mestrado,  Josenilton Nunes, explicou sobre a iniciativa. “Estamos completando 10 anos de funcionamento do programa e nada melhor do que reunir os egressos, para saber o que é que eles andam fazendo,  como esse programa impactou a vida deles e fazer esse compartilhamento de afetos e de experiências que vivenciamos ao longo desses 10 anos”, ressaltou o professor.

Apresentação do Prof. Josenilton Nunes durante café da manhã do PPGESA. Foto: Alexandre Santos

Os convidados foram recebidos com um café da manhã, animado pelo som da sanfona do Prof. Josenilton, proporcionando um momento de socialização e reencontros, em seguida foram direcionados para o Auditório Multimídia, espaço que abrigou uma intervenção artística dirigida por Nando Lemos, que também é egresso do curso, e uma mesa redonda que foi marcada com troca de experiências e palavras de afeto. 

Apresentação de Nando Lemos na abertura da mesa redonda. Foto: Alexandre Santos

A mesa de representantes foi composta pelos professores Edmerson Reis, Juracy Magalhães e Luzineide Dourado; Érica Dayane, representando os egressos do curso; Cleide L’ Hotellier, secretária acadêmica do PPGESA; Josenilton Nunes, coordenador do programa, e a mediação de Elenice Pereira, também secretária e egressa.

Para Tatiane Lemos, que participou da segunda turma do mestrado em 2015, o PPGESA foi muito importante na sua trajetória. “Estou muito feliz em poder participar desse momento tão histórico do ppgesa, que me trouxe muito conhecimento e apropriação em relação ao semiárido, o lugar que eu escolhi para morar e perpetuar a minha família e carreira”, disse a egressa.

O mestrado é único oferecido no Departamento de Ciências Humanas (DCH) e montou sua primeira turma em 2014. O PPGESA visa proporcionar uma formação abrangente na área da educação, fundamentando-se na compreensão da contextualização dos conhecimentos escolares e das políticas educacionais que se relacionam aos territórios onde elas são desenvolvidas ou direcionadas. 

Por Alexandre Santos