O Departamento de Ciências Humanas (DCH), campus III, vai realizar a V Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPEX), com a temática “A Universidade na Comunidade – Janelas para Diálogos Convergentes”, nos dias 25 a 29 de setembro. A edição desse ano é dedicada a promover o compartilhamento de experiências inovadoras desenvolvidas nas escolas municipais e estaduais da região, bem como integrar atividades de ensino, pesquisa e extensão do campo da Comunicação e da Educação.
A programação tem abertura oficial, às 18h30 de segunda-feira, com a mesa-redonda “Narrativas Decoloniais nos 200 anos da Independência da Bahia”, com a participação das pesquisadoras Edivânia Granja (IFSertãoPernanbucano), e Fernanda Caroline (Pesquisadora do Arriba Céu, UNEB – Jacobina) e mediação de Joceneide Cunha (UNEB-Conceição de Coité). Antes da abertura, às 17h, haverá apresentação da Fanfarra do Colégio Pedro Raymundo Rêgo, para incentivar as manifestações artísticas e culturais da região.
Durante a SIEPEX, serão realizadas oficinas e painéis com apresentação de projetos de extensão, pesquisas e Trabalho de Conclusão de Curso dos alunos de Jornalismo em Multimeios e Pedagogia. Na sexta-feira (29), a comunidade acadêmica recebe as escolas municipais e estaduais da região para expor as atividades pedagógicas na Mostra Experiências Inovadas na Educação Básica. “Pretendemos fomentar redes colaborativas de conhecimento e de experiências pedagógicas, nas quais professora/professor e aluna/aluno possam socializar as ações que executam na instituição escolar”, esclarece Andréa Cristiana Santos, coordenadora da SIEPEX.
A professora e diretora do DCH III, Edonilce Barros, declara que o evento oportuniza a participação da rede de educação básica no contexto de pesquisa e a consolidação com a universidade. “A SIEPEX vem possibilitar a integração da Universidade com a rede de Educação Básica do Território Sertão do São Francisco e permitir a difusão e socialização dos conhecimentos”, afirma Edonilce Barros.
A coordenadora do Colegiado de Pedagogia, Aurilene Rodrigues, considera que o evento funciona como janelas que se abrem para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa e extensão aliados com as demandas da sociedade. “Os estudantes podem vivenciar uma formação acadêmica consistente, com potencial de contribuir para a resolução dos problemas enfrentados na contemporaneidade”, conclui a coordenadora.
As inscrições para a comunidade participar das atividades e das oficinas já estão abertas e podem ser realizadas através de formulários, disponível no Instagram do Departamento de Ciências Humanas (@unebdch3).
Texto por João Pedro Tínel, aluno de Jornalismo em Multimeios
Da Agência Multiciência
Confira a programação:
25/09 – Janelas Formativas:
– Oferta de oficinas pedagógicas para os estudantes de Jornalismo em Multimeios e Pedagogia. Horário: 14h às 17h;
– Programação Cultural: apresentação da Fanfarra do Colégio Pedro Raymundo Rêgo. Horário: 17h;
– Abertura Oficial: Mesa-Redonda: Narrativas Decoloniais nos 200 anos da Independência da Bahia, com participação de Edivânia Granja e Fernanda Caroline e mediação de Joceneide Cunha. Horário: 18H30;
26/09 – Janelas para Geração de Conhecimento:
– Apresentação de painéis e mostras de Projetos de Pesquisa Iniciação Científica (IC) e Iniciação Científica Júnior (IC Júnior). Horário: 14h às 22h;
27/09 – Janelas para Intervenção:
– Socialização das experiências de curricularização da extensão e projetos de extensão desenvolvidos no Departamento de Ciências Humanas (DCH). Horário: 14h às 22h;
28/09 – Janelas para o Trabalho de Conclusão de Curso:
– Serão apresentados os trabalhos de conclusão de curso no Campo da Comunicação e Educação. Horário: 14h às 22h;
29/09 – SIEPEX Júnior:
– Mostra de Experiências Inovadoras das escolas do município e da rede de educação do Estado. Serão compartilhados experiências e projetos, fortalecendo a parceria universidade e escolas. Horário: 14h às 19h;
Janelas Formativas:
– Oficinas pedagógicas, artístico-culturais para os estudantes de Jornalismo em Multimeios de Pedagogia.