O Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), do Campus III, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) de Juazeiro, realizou, entre os dias 18 a 20 de outubro, o XII Workshop Nacional e III Internacional de Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido (WECSAB). Pesquisadores, professores, estudantes e gestores nacionais e internacionais participaram de várias atividades realizadas nos três turnos, envolvendo a temática da convivência com o semiárido.
O evento teve início na manhã da última quarta-feira (18), com uma mesa institucional composta por representantes do PPGESA e da UNEB de Juazeiro. A programação seguiu com a Conferência de abertura ‘Do presente ao porvir – desafios éticos, contextualização dos saberes e atravessamentos tecnológicos’, ministrada por Gersem Baniwa, professor da UnB e Ivânia Paula Freitas de Souza Sena (Uneb).
Ainda durante o dia, foram realizadas apresentações de trabalhos ligados ao tema central do encontro. Para Paulo César Oliveira, que apresentou o Projeto Contexto, o WECSAB é a oportunidade de engajar as pessoas na defesa da educação contextualizada.
“A nossa experiência é limitada, mas ela também tem alguns frutos que de alguma forma podem inspirar outros lugares a fazer a promoção da educação contextualizada para aquilo que a gente deseja em nosso semiárido”, acrescentou Paulo César Oliveira.
“Me sinto honrado em apresentar o meu trabalho no meio de tanta gente maravilhosa, estar nesse evento me deixou muito animado, porque pude participar de conversas que me mostraram que as coisas estão acontecendo e se conectando, assim conseguimos construir um porvir melhor”, disse Artur Pacheco, gestor e professor de Yoga.
A programação contou ainda com mesas redondas que tiveram o objetivo de incluir a interseção entre tecnologia e saberes ancestrais, questões ambientais, Educação Decolonial e práticas de cuidados com a saúde.
“Muito do que foi dialogado nas mesas é novo para mim e tem sido uma experiência surpreendente. O WECSAB me ensinou o quão essencial é a contextualização dentro do currículo de ensino, através de uma educação que prioriza a escuta e o protagonismo do aluno, sendo possível realizar uma intervenção na nossa realidade e nas estruturas da sociedade”, comentou Israiane Moreira, aluna de Pedagogia da UNEB.
O WECSAB promoveu também práticas integrativas, oficinas, projetos de grupos de pesquisas, Intervenções artísticas, lançamento de livros, trilha ecológica e sarau.
O encerramento institucional aconteceu na última sexta-feira (20) no canto de tudo, às 19h, e contou com uma intervenção musical do Coral da Uneb Vozes da Caatinga. Para João José Borges, professor da UNEB e coordenador do evento, esta edição trouxe experiências que serão mantidas buscando fortalecer a educação contextualizada para o semiárido.
“O WECSAB vai manter essa tradição de incorporar novos elementos, por exemplo, a inclusão das práticas integrativas. Queremos consolidar um evento que se trata, de fato, de uma mudança cultural no modo de pensar na universidade e nesses espaços de produção de conhecimento”, concluiu João José Borges.
Texto: Karem Rodrigues/ Karyne Ramos/ Klébia Muricy
Fotos: Kayky Alexandre Lima/ Alexandre Santos/ Quele da Silva/ Jediael Santos/ Alison França