Nesta segunda e terça-feira (15/04 e 16/04), a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus Juazeiro, reuniu mais de 400 pessoas na I Audiência Pública Culturas, Artes e Movimentos Democráticos na Extensão Universitária”, com a finalidade de promover um diálogo com a universidade e a comunidade externa. O evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), em conjunto com o Gabinete da Reitoria e as Assessorias Especiais de Cultura e Artes (Ascult) e Territorial (ASSEPT) em parceria com os dois Departamentos.
A comunidade acadêmica e externa se reuniu em cinco Grupos de Trabalhos (GT) que debateram temas como culturas e comunidades tradicionais, linguagens artísticas, produção e circulação, movimentos sociais e organizações não-governamentais; extensão universitária: diálogos com a comunidade externa; educação, comunicação e movimentos democráticos.
Entre as ações aprovadas pelos grupos de trabalho, estão a promoção de diálogo entre a universidade e a comunidade no registro da história de comunidades tradicionais, a criação de espaços regulares para a produção e circulação de expressões artísticas internas e externas, assegurar bolsas de participação efetivas nos projetos extensionistas para pessoas inseridas nos movimentos sociais e uma maior disseminação dos cursos e projetos de pesquisa e extensão junto aos sindicatos de trabalhadoras e trabalhadores assalariados e as instituições que promovem a economia solidária; bem como a oferta de cursos, palestras e oficinas de discentes dos diversos cursos da UNEB na rede de educação pública.
Um dos pontos mais discutidos foi a busca da aproximação entre a comunidade, a educação básica e os cursos superiores da UNEB Juazeiro. “A gente discutiu sobre projetos de extensão que aproximem a escola e a população do conhecimento produzido na universidade e tornar esse conhecimento acessível, tornar esse conhecimento possível, concreto, é algo que é a nossa função e que não poderia deixar de ser tratado”, disse Bruna Lorrana, discente do curso de Direito:.
Os representantes de cada grupo de trabalho compartilharam os projetos concebidos em conjunto pela comunidade interna e externa. Ioná Pereira, Makota Kididi, esteve presente na discussão dos grupos de trabalho e pontuou a importância da primeira Audiência Pública ter sido realizada na UNEB em Juzeiro, “É um evento importante e necessário. Parabenizo a UNEB por essa iniciativa, esse diálogo entre comunidade interna e externa, e acredito que, a partir dessa proposta, muitos projetos vão surgir para fortalecer isso que a UNEB já vem fazendo como pioneira em todos os processos”.
O encerramento foi marcado por um clima de entusiasmo e otimismo, com a certeza de que as discussões e propostas apresentadas representam um passo significativo em direção a uma relação ainda mais colaborativa e enriquecedora entre a universidade e sua comunidade. Em sua programação, o evento também contou com os shows do artista Fatel e do grupo de rap 874 Na Cena.
Por Maria Clara Oliveira e Rayssa Keuri, colaboradoras da Ascom-UNEB