Na última segunda-feira (22), o Departamento de Ciências Humanas do Campus III da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), localizado em Juazeiro, debateu o tema “Comunicação e Economia Solidária” em uma roda de conversa promovida em parceria com o Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (Cesol-SSF). O evento reuniu professores, estudantes e representantes do Cesol, destacando a importância da comunicação na promoção e valorização dos empreendimentos da Economia Solidária na região.
A mediadora da mesa e professora do curso de Jornalismo em Multimeios, Dalila Santos, ressaltou a relevância de discutir a relação entre Comunicação e Economia Solidária, especialmente no contexto do Semiárido. “É importante pensar esse outro lado referente à agricultura, ao comércio e à produção, pois muito se fala na mídia convencional sobre o agronegócio, mas existe pouco espaço para falar sobre o grande número de pessoas que estão no campo e que fazem esse trabalho da Economia Solidária”, apontou Dalila.
O Cesol-SSF, projeto vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda do Estado da Bahia (SETRE), através da Associação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário do Estado da Bahia (ADESBA), realiza assistência técnica multidisciplinar para 128 empreendimentos de Economia Solidária e da Agricultura Familiar, beneficiando diretamente 2.384 pessoas em 10 cidades do Território do Sertão do São Francisco.
Sheila Feitosa, assessora de comunicação do Cesol e agente socioprodutivo, enfatizou a importância de trazer o tema da Economia Solidária para o ambiente universitário como forma de ampliar a compreensão dos estudantes e difundir o trabalho realizado pelo órgão. “São 128 histórias diferentes que, por mais que a gente faça um trabalho de divulgação, ainda precisam de uma amplitude maior, de como essa Economia Solidária está sendo pautada e quais empreendimentos já conseguiram avançar com esse trabalho”, reforçou Sheila.
A discente do curso de Jornalismo em Multimeios, Meiwa Magalhães, ressaltou que o evento foi uma oportunidade de aproximar a academia da realidade dos empreendimentos solidários, de conhecer de perto os produtos e suas histórias e de compreender a relevância da comunicação na divulgação desse trabalho. “A gente acaba conhecendo a dinâmica de funcionamento, de como fazer essa assessoria, de ter o cuidado da humanização e que cada grupo vai ter sua história e suas características”, afirmou Meiwa.
A roda de conversa “Comunicação e Economia Solidária” reforçou os laços entre o DCH-III e o Cesol-SSF, demonstrando o potencial da comunicação na promoção e valorização dos empreendimentos solidários no Território do Sertão do São Francisco. O evento proporcionou um ambiente de reflexão, trocas e aprendizados, destacando o compromisso da Uneb de Juazeiro em promover iniciativas que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico da região.
Glícia Barbosa/NAC DCH-III