A participação dos estudantes de Jornalismo em Multimeios da Uneb de Juazeiro no congresso regional da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) foi encerrada com festa. A egressa do curso, Paloma Cristina Silva, venceu o prêmio Expocom Nordeste, na modalidade Livro-reportagem. O trabalho vencedor foi o livro “Todos os encantos: a festa do Caboclo Boiadeiro reúne a tradição afro-indígena em Juazeiro-BA”, fruto de seu trabalho de conclusão de curso.
O livro retrata uma festividade que ocorre no Terreiro de Candomblé, o Ilê Asé Ayrá Onyndancor, o mais antigo em funcionamento da cidade de Juazeiro. A celebração reúne três importantes tradições da região: a indígena, representada pelos povos Tuxá, os vaqueiros e a comunidade de candomblé. Foram mais de três anos dedicados à observação dessa festividade, ainda durante a Iniciação Científica, sob a orientação das professoras Márcia Guena e Ceres Santos.
Paloma Cristina não escondeu a emoção ao falar sobre a premiação no Expocom, sendo reconhecida entre tantos trabalhos de diversas universidades do Nordeste. “Receber esse prêmio ao lado de mulheres como as professoras Ceres Santos e Márcia Guena, que foram além de orientadoras, que me acompanharam com tanto acolhimento, durante toda a minha graduação e após ela, é muito simbólico, orientaram-me para além da vida”, enfatizou.
Márcia Guena, orientadora da pesquisa, junto à professora Ceres Santos, destaca que “o pano de fundo para o trabalho era o combate ao racismo religioso, contando a história de uma das festas mais importantes da cidade: a festa do caboclo boiadeiro. Então ganhar um prêmio no Expocom com esta temática é muito importante. É o reconhecimento da importância da história do povo negro, no sertão do Brasil e de sua cultura.” A orientadora também ressaltou a importância de ter concorrido com trabalhos de todo o Nordeste.
O Expocom (Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação), reúne estudantes de graduação ou recém-graduados, que apresentam os melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por discentes no âmbito da área de Comunicação. A premiação nacional do Expocom apresenta os trabalhos vencedores de cada região do Brasil (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-oeste), os quais concorrem entre si em suas respectivas modalidades.
Para a premiação do Expocom nacional, Paloma confessa que acredita que irá concorrer com bons trabalhos e que prefere não criar expectativas. Apesar disso, ela acredita na sua pesquisa e está esperançosa. A orientadora, Márcia Guena, confirma: “a concorrência é grande e muito boa”, mas conta que estão na espera para ver se levam o prêmio nacional do Expocom.
A pesquisa de Paloma, Márcia e Ceres também se empenhou em mapear terreiros afro-indígenas na região de Juazeiro. Os dados colhidos pelas pesquisadoras estão alocados no aplicativo SmartChico, desenvolvido pelo professor Cecílio Bastos, disponível nas lojas de aplicativos para smartphones Android. A pesquisa também resultou no PodExu, podcast que apresenta entrevistas com lideranças dos terreiros de candomblé e umbanda em Juazeiro e está disponível nas plataformas de streaming de áudio.
Texto: Glícia Barbosa