Na última sexta-feira (14/06), a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) de Juazeiro foi palco da Aula inaugural do Curso de Especialização em Educação Infantil. O evento, promovido e organizado pelo Colegiado de Pós-Graduação em Educação Infantil, teve como sede de sua aula magna o Auditório Multimídia do Departamento de Ciências Humanas – DCH III, tendo como convidado, o pesquisador no campo da filosofia e da infância e Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Walter Kohan.
A mesa de abertura do evento foi composta pela Diretora do Departamento Andrea Santos, a Professora Edilane Teles representando a brinquedoteca, o professor Flávio Soares como representante do Colegiado de Pedagogia, a egressa Adriana Campana que atua hoje na Secretaria de Educação, e a professora Maísa Lins, coordenadora pró tempore do Colegiado de Pós-Graduação em Educação Infantil. Os presentes reiteraram a importância do curso em uma mesa rápida, dando as boas-vindas aos que assistiam a aula inaugural.
Após a mesa de boas-vindas, o professor convidado Walter kohan, deu início a sua aula inaugural com o tema “Uma pedagogia errante e filosoficamente menina da pergunta”. Em entrevista, o docente explicou a escolha do tema, que visa uma pedagogia voltada para a forma sensibilizada, “uma pedagogia menina, que procura sempre conversar e convidar as pessoas a se sentirem habitantes de começos, e a perceber que é sempre tempo de começar.” O convidado trabalhou com uma aula inaugural descontraída e divertida, que obteve grande aprovação dos participantes. Voltada para uma prática que busca iniciar e terminar com começos, a aula trabalhou as novas experiências, nesse caso a infância do curso.
Durante as discussões, os alunos refletiram sobre as vivências das diferentes infâncias, as relações entre crianças do campo e da cidade, a retirada do tempo de brincar da criança, e os cuidados necessários para cuidar das infâncias. Os participantes do curso de especialização relataram que, após a aula inaugural, a vontade de aprender aumentou, assim como as expectativas de ver a infância como algo atemporal que independe de uma etapa da vida. Kohan refletiu juntamente com os alunos sobre Chronos, o tempo calculado, e Kairós, a qualidade do tempo vivido, enfatizando a necessidade de disponibilizar tempo de qualidade dentro das escolas e viver o tempo presente da criança.
O evento foi finalizado com grandes expectativas dos alunos com o curso, coffee Break e agradecimentos da Profª Maísa Lins, pela presença e contribuição de todos na realização do evento.
Por Rayssa Keuri