No último dia 20 de junho, o Departamento de Ciências Humanas do Campus III (DCH-III) da Uneb, em Juazeiro, se transformou em um verdadeiro arraial para celebrar o Forró do Ajuntamento, evento que já se tornou uma tradição no calendário acadêmico do Campus. Em comemoração ao mês junino e às festividades de São João, a celebração ocorre anualmente, reunindo estudantes, professores, técnicos e membros da comunidade local para uma noite memorável com o tradicional Forró Pé de Serra, comidas e bebidas típicas, e fogueira.
Para a cultura nordestina, o mês junino é um momento de fortalecimento e celebração das raízes identitárias. Gilmara Castro, integrante da comissão organizadora, destaca a importância do Forró do Ajuntamento como um evento que não apenas revigora os laços dentro do Campus, mas também consolida a cultura local. “O forró do ajuntamento é o juntar da comunidade DCH-III, onde celebramos nossas tradições juninas com fogueira, comidas típicas e o autêntico Forró Pé de Serra. É uma festa que agora não é só do departamento, mas de todo o Campus, aberta à participação de todos.”
Meiwa Magalhães, estudante do curso de Jornalismo em Multimeios e Coordenadora de Comunicação do Centro Acadêmico de Comunicação Social (Cacos), ressalta a importância do evento para os estudantes, já que a representação estudantil não apenas colabora com a organização do evento,mas também visa angariar recursos que sustentam iniciativas estudantis ao longo do ano, através da venda de comidas, bebidas e rifas durante a festa.
Meiwa também ressaltou a importância do Forró do Ajuntamento para a promoção de um ambiente interativo e descontraído na Universidade. “É um momento que agrega, que une os estudantes, que aproxima e desmistifica essa universidade só como um âmbito institucional e burocrático, mas que existe a possibilidade de ter um momento de felicidade, de descontração e de interação, de humanidade mesmo”, destacou a estudante.
A festa, que contou com a banda Cleitinho do Acordeon e diversas atrações, como sorteio de rifas, bazar e o Correio Elegante, não apenas criou um ambiente festivo, mas também fortaleceu os laços entre estudantes, professores e técnicos. Gilmara Castro agradeceu à direção do departamento, aos sindicatos Aduneb (Seção Sindical dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia) e Sintest-BA (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia) pelas doações, e a todos os servidores parceiros que tornaram o evento possível e um sucesso.
Com o compromisso de manter viva essa tradição, o Forró do Ajuntamento não apenas celebra o São João, mas também reforça o espírito comunitário e a identidade cultural que permeia a Uneb de Juazeiro. A festa continua se aprimorando, buscando unir alegria, cultura e interação entre os departamentos do Campus III e a comunidade local.
Por Glícia Barbosa
Servidores e alunos curtindo o Forró do Ajuntamento no DCH III. Fotos: Luan Barros