Nesta quinta-feira, 6 de junho, será realizada a primeira exibição de filmes curtas-metragens do projeto de extensão Curta Juá. A atividade vai acontecer a partir das 19h, na Colônia de Pescadores de Juazeiro, localizada no bairro Angari. Os filmes escolhidos para a estreia foram “Tamo Junto”, de Pedro Conti (2021) e “Do meu lado”, de Tarcísio Lara Puiati (2014).
O projeto de extensão “Curta Juá” é vinculado ao curso de Jornalismo em Multimeios do Departamento de Ciências Humanas, Campus III, da Uneb de Juazeiro. O objetivo do projeto é incentivar a cultura de consumir e realizar produções cinematográficas, especificamente curtas-metragens, em bairros considerados periféricos de Juazeiro. O projeto é coordenado pelos professores Fábio Ronaldo e Cecílio Bastos.
“A gente sabe que os moradores de bairros que não estão no centro têm menos acesso ao cinema, por conta de questões socioculturais. Então, a proposta é levar cinema para os bairros da periferia e potencializar os jovens a produzirem os seus filmes, para que não sejam apenas personagens dos filmes dos outros, mas que também possam produzir os seus, mostrando, assim, outras realidades”, destacou Fábio Ronaldo.
Guilherme Passos, estudante do 2º período do curso de Jornalismo em Multimeios, destaca que “a experiência do projeto está sendo bem interessante, porque a gente não apenas seleciona os curtas metragens de forma aleatória, mas debatemos em reuniões o que seria melhor em cada bairro nas exibições e buscamos trazer esse debate, de modo que crie uma percepção crítica dos moradores durante a exibição”.
Além das exibições dos curtas-metragens, o projeto de extensão Curta Juá pretende realizar oficinas de produção cinematográfica nos bairros escolhidos, durante o semestre de 2024.2. A ideia é oferecer aos moradores a compreensão de técnicas cinematográficas como elaboração de roteiro, figurino, fotografia, direção, entre outras.
Essa também será uma oportunidade para os estudantes do curso de jornalismo ampliarem a prática da produção audiovisual fora da universidade. “Isso pode ser como uma janela para a gente não só ensinar aos moradores, mas também exercitar isso que a gente sente falta e não consegue colocar em prática no meio acadêmico”, enfatizou Guilherme.
As edições da “Mostra de Curtas” vão acontecer quinzenalmente, às quintas-feiras. A primeira edição tem dia, local e horário marcados: 6 de junho, às 19h, no bairro Angari. O próximo bairro a receber a Mostra de Curtas é o Quidé, também em Juazeiro – BA.
O filme “Do meu Lado” narra as vidas de duas vizinhas, uma umbandista e uma evangélica, que passam a se encontrar com frequência depois que uma infiltração abre um buraco na parede que divide suas casas. Já o filme “Tamo Junto” é um curta-metragem de animação que também aborda a vida em comunidade, mostrando como dois vizinhos, um jovem e uma idosa, superaram juntos momentos de aflição.