Nesta quarta-feira, 12 de junho, aconteceu a abertura do projeto “Viva São João: Cultura e Identidade no Território Semiárido”, no Auditório Tadeu Severino, localizado no Departamento de Ciências Sociais e Tecnologias (DTCS) da UNEB de Juazeiro. O evento contou com uma roda de conversa sobre Cultura Popular e São João. Na ocasião, também foi aberta a exposição “O Fantástico Mundo das Sanfonas nos Sertões”, na biblioteca do Campus III.
Durante a roda de conversa, o professor do curso de Jornalismo em Multimeios da Uneb de Juazeiro, Anaelson Leandro, abordou as representações do São João na atualidade e a relação com a folkcomunicação e o folkmarketing. Segundo Anaelson, houve uma apropriação da cultura do São João no Brasil, transformando a festa de origem rural em um produto de massa.
Nesse mesmo sentido, o professor do curso de Jornalismo em Multimeios da Uneb de Juazeiro e mediador da mesa, Emanuel Andrade, ressaltou a inserção da cultura do São João na “agenda dos recursos que são desviados” para a promoção de grandes festas que incluem cachês de artistas com valores exorbitantes.
Thiago Santos, egresso do curso de Jornalismo em Multimeios, da Uneb de Juazeiro, apresentou durante a roda de conversa seu livro-reportagem “A Guerra de Espadas no Banco dos Réus”. Fruto de seu trabalho de conclusão de curso, em 2020, a pesquisa surgiu inicialmente do desejo de entender a relação de Senhor do Bonfim, Bahia, com as festas de São João. Mas foi a partir da proibição da guerra de espadas, forte tradição junina no município, que o jornalista buscou investigar suas origens até a criminalização.
Eduarda Moret, aluna do 4º período do curso de Jornalismo em Multimeios da Uneb de Juazeiro destacou a importância de conhecer a cultura do São João de cidades vizinhas. “Eu não sabia que em Senhor do Bonfim tinha essa cultura tão forte. Foi bem bacana conhecer um pouco mais dessa história, principalmente porque você vê que é uma reportagem fruto de uma pesquisa muito extensa. E saber que é um colega jornalista, egresso da Uneb, que fez toda essa pesquisa foi bem bacana e sobre um local que é tão perto assim da gente”, ressaltou Eduarda.
Lançamento da exposição: O Fantástico Mundo das Sanfonas nos Sertões”Lançamento da exposição: O Fantástico Mundo das Sanfonas nos Sertões”
Ao final da roda de conversa os ouvintes se deslocaram à Biblioteca do campus III para a abertura da exposição “O Fantástico Mundo das Sanfonas nos Sertões”. A mostra é uma proposta multicultural que visa homenagear e destacar a importância da sanfona na cultura local.
De acordo com Emanuel Andrade, curador da exposição e coordenador do projeto, a iniciativa surgiu a fim de conectar antigas e atuais gerações, oferecendo uma visão abrangente da história da sanfona, desde suas origens até sua influência na música e na cultura da região, por meio da fotografia. “O propósito é reverenciar e mostrar a cara desses sanfoneiros. A exposição retrata toda essa multiculturalidade da música, do instrumento. É a valorização da sanfona e sua eternização”, enfatizou Emanuel.
Além de fotografias, a exibição reúne recortes de jornais com reportagens envolvendo o universo da sanfona, discos de vinil, CDs, folhetos e artefatos das culturas dos Sertões. A mostra também tem como intuito valorizar o trabalho de fotógrafos da região, autores das imagens, como Ivan Cruz, conhecido como Jacaré, Regina Lima e Gilson Pereira, que são de Juazeiro, Bahia. A mostra “O Fantástico Mundo das Sanfonas nos Sertões” ficará aberta na biblioteca localizada no DTCS da Uneb de Juazeiro, até o dia 2 de agosto de 2024, com horário de funcionamento de 7h às 20h. Durante o período de exposição, o projeto visa realizar oficinas e bate-papos com estudantes da Rede Pública de Ensino, com a participação de alguns músicos.
Por Glícia Barbosa