No último sábado, 20 de julho, o Departamento de Ciências Humanas do Campus III (DCH-III) da UNEB, em Juazeiro, promoveu uma importante iniciativa a fim de fortalecer a troca de experiências entre o Ensino Superior e a Educação Básica. O evento, realizado no Colégio Estadual Pedro Raymundo Moreira Rêgo, teve como foco a apresentação de projetos de extensão no âmbito da EduComunicação e da formação contínua dos professores.
A atividade contou com a participação do representante do Núcleo Territorial de Educação (NTE-10), Reginaldo Menezes, e foi mediada pela coordenadora pedagógica do Colégio e docente no DCH-III, Sandra Novais. Foram apresentados os projetos “Nas Ondas do Rádio”, coordenado pela professora Carla Paiva do DCH-III, e “Pensando e Fazendo Educação da Escola Básica à Universidade”, apresentado pelos professores Francineide Lima e José Flávio Soares do curso de Pedagogia da UNEB de Juazeiro. A diretora do DCH-III, Andréa Cristiana Santos, também marcou presença no evento.
O objetivo principal foi ampliar as perspectivas de aproximação entre a universidade e a escola, a fim de promover o protagonismo dos estudantes da Rede Básica de Ensino e fomentar novas estratégias comunicacionais através da Educomunicação. Além disso, o momento favoreceu a formação contínua dos professores do Ensino Médio, capacitando-os para a utilização eficaz de Metodologias Ativas nas disciplinas de Ciências Humanas.
Segundo Mábio Dutra, diretor do Colégio, “ao conhecer o perfil do nosso estudante e compreender as limitações que precisamos superar na prática docente, a sinergia entre a pesquisa e a extensão pode trazer novas reflexões para a universidade e para nós, juntos, construindo pontes e soluções”. Mábio enfatiza que a aplicação de metodologias ativas e a operação da Rádio Escola podem contribuir fortemente para aproximar o currículo formal da realidade do estudante no território.
O professor José Flávio Soares destaca que esta vivência permitirá realizar reflexões significativas no campo das Metodologias Ativas e da Educomunicação, ampliando o entendimento sobre como integrar práticas pedagógicas inovadoras e abordagens comunicativas eficazes. Segundo Soares, esta ação contribui de maneira substancial para a qualidade da educação e da comunicação na comunidade escolar.
Alguns registros da atividade: