UNEB inaugura equipamentos públicos no Campus de Juazeiro na presença da comunidade acadêmica e autoridades

Cerimônia reservou inauguração do centenário Aqueduto do Horto Florestal

A UNEB realizou, na tarde de ontem (15), a cerimônia de inauguração da obra de revitalização e de infraestrutura do centenário Aqueduto do Horto Florestal, importante canal de irrigação para os experimentos agropecuários do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) do Campus III da instituição, em Juazeiro.

Participaram do evento a reitora da universidade, Adriana Marmori, a vice-reitora, Dayse Lago, e o pró-reitor de Infraestrutura (Proinfra), João Rocha.

A reitora expressou sua satisfação em liderar a gestão da universidade, que é multicampi, e afirmou que tudo o que se faz para um departamento ou um campus, deve ser estendido e replicado para todos eles. “A multicampia é uma rede e a gente só fortalece a UNEB quando todos os lugares estiverem bem equipados”, disse a reitora ressaltando que as inaugurações dessas obras são um resultado de várias gestões buscando fortalecer a instituição oferecendo uma estrutura adequada para a comunidade acadêmica.

A vice-reitora, Dayse Lago, relembrou que no Projeto “Reitoria em Movimento” a atual gestão assumiu o compromisso da recuperação do aqueduto. “Eu fui egressa desse campus e é importante saber que essa unidade a qual me formou pensa nas novas tecnologias, nos laboratórios novos, mas também pensa nas antigas tecnologias. Isso é importante porque unimos o novo com o antigo e mostra para a comunidade do Território o que significa uma universidade”, afirmou.

A diretora do DTCS, Gertrudes Macario, frisou a importância do equipamento para a UNEB. “É importante que a universidade conserve um equipamento como o centenário Aqueduto do Horto Florestal, marco da irrigação do Vale de São Francisco e que é o único do Brasil em operação. Aproximadamente 90% da irrigação no campus é feita através do aqueduto. E essas obras de restauro são motivos de alegria pra nós aqui da unidade”, contou a gestora.

Também foram entregues à comunidade acadêmica local o Jardim Sensorial do Departamento de Ciências Humanas (DCH), um espaço que serve para práticas educativas e de acessibilidade, e o Centro de Convivência, local para que a comunidade utilize na hora de sua alimentação.

As entregas aconteceram no fechamento da gestão da ex-diretora do DCH, Edonilce Barros. A docente expressou alegria em ver os equipamentos serem entregues à comunidade universitária. “Fico muito orgulhosa do dever cumprido. Essas conquistas foram com o intuito de tornar o Campus III cada vez mais gigante, como ele é em infraestrutura e também nas relações humanas. Aqui finda-se uma gestão de quatro anos como diretora e abrem novas perspectivas de eu permanecer ainda contribuindo para que a UNEB seja cada vez mais essa universidade democrática e inclusiva”, ressaltou a ex-gestora.

A diretora do DCH, recém-eleita e nomeada na mesma data das inaugurações, Andrea Cristiana Santos, reforçou que as entregas dos equpamentos “demonstram os compromissos que as gestões dos departamentos e da universidade têm com a comunidade universitária”, disse.

Durante a cerimônia, a reitora Adriana Marmori anunciou recurso para construção do restaurante universitário do Campus de Juazeiro da universidade.

O evento ainda contou com as presenças do deputado estadual, Zó, representante da Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro, além representação estudantis, servidores técnicos, professores e discentes do Campus de Juazeiro.

Texto com informações de Ianne Lima do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC) – Campus III

Fotos: Clara Menezes, Levi Varjão e Júlia Mendes (NAC) – Campus III