UNEB Juazeiro celebra transmissão do cargo de direção do Departamento de Ciências Humanas em ato solene
Desafio, coragem e cuidado! Essas foram palavras de destaque durante a solenidade de transmissão do cargo de direção do Departamento de Ciências Humanas (DCH), do Campus III da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A cerimônia ocorreu nesta segunda-feira (26), no Auditório Antônio Carlos Magalhães, da Uneb de Juazeiro.
O ato simbolizou o início da gestão de Andréa Cristiana Santos para o biênio 2024-2026, para a qual foi eleita por meio de votação realizada em dezembro de 2023 e nomeada através da Portaria nº 92/2024, publicada no Diário Oficial em 15 de fevereiro deste ano. A nova gestora foi empossada em Salvador, no dia 22 de fevereiro, junto a outros 28 diretores eleitos.
Durante a cerimônia, Andréa Cristiana reforçou o compromisso com o novo cargo. “Coloco-me neste lugar de respeito a vocês, de respeito à comunidade juazeirense, para construir um futuro neste Departamento de Ciências Humanas”, enfatizou. Andréa Cristiana sucede Edonilce da Rocha Barros, que liderou a gestão do DCH-III no período de 2018 a 2024. Edonilce desejou à nova diretora “paciência pedagógica, que traduz a vontade de ensinar e de aprender”.
A celebração ressaltou o trabalho realizado por Edonilce e evidenciou o desejo de sucesso à atual gestão. Marcus Vinícius, representante dos estudantes do curso Pedagogia do DCH-III, frisou a relevância das contribuições prestadas pela ex-gestora. “Gostaria de expressar o profundo agradecimento à gestão anterior pelo árduo trabalho e dedicação que contribuiu para o crescimento e sucesso da nossa comunidade acadêmica. E à nossa nova diretora, confiamos que sob sua liderança continuaremos a trilhar o caminho da excelência acadêmica e da inovação”, destacou.
O evento contou com a presença de representantes de discentes, docentes, de servidores e técnicos da Uneb de Juazeiro, de universidades conveniadas, como a Faculdade de Petrolina (Facape), a Universidade de Pernambuco (UPE) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), do Núcleo Territorial de Educação (NTE10) e da Secretaria de Educação de Juazeiro. Representantes de órgãos do Terceiro Setor e de movimentos sociais também prestigiaram a solenidade.
Andréa Cristiana Santos é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), é Mestra em História Social pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No DCH-III, ela é professora adjunta e atuou como coordenadora do Colegiado do curso de Jornalismo em Multimeios (2016-2020) e como coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão (Nupe) deste departamento (2020-2024). Andréa também é professora do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), da UNEB/Univasf/UFRPE.
Representantes da Uneb e da Associação dos Moradores do Brejo da Brásida planejam ações sustentáveis para o desenvolvimento regional
Na última quarta-feira (28), representantes do Departamento de Ciências Humanas (DCH) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus III de Juazeiro, realizaram uma reunião com membros da Associação dos Moradores do Brejo da Brásida (AMBB), situada a 130km da sede do município de Sento Sé, Bahia. A AMBB desenvolve um trabalho abrangente com os moradores da comunidade, visando o acesso às políticas públicas, com ênfase na sustentabilidade humana.
O objetivo do encontro foi planejar ações de extensão e pesquisa para o ano de 2024 na região do Brejo da Brásida, com o intuito de elaborar estratégias que promovam a visibilidade das atividades organizadas pela comunidade. Durante a reunião, a AMBB apresentou o projeto “Programa TEIAS – Trabalho, Estratégias Interativas e Arranjos Sustentáveis”, com o objetivo de promover uma economia solidária e sustentável, com foco na organização das cadeias produtivas e preservação do bioma Caatinga e dos sítios arqueológico em Sento Sé.
A diretora do DCH-III, professora Andréa Cristiana Santos, ressaltou a importância de estreitar os laços com a Associação e com a comunidade de Brejo da Brásida, a fim de consolidar ações em prol do desenvolvimento territorial, preservação socioambiental do bioma Caatinga, fortalecimento da agricultura familiar e ações de educação patrimonial, uma vez que a comunidade está localizada em uma região rica em sítios arqueológicos.
Para Mariluze Oliveira Amaral, coordenadora da Associação, este momento representa um significativo fortalecimento institucional para a AMBB e toda a comunidade de brejo da Brásida, para pensar ações de salvaguarda do patrimônio cultural pela instituição universitária e planejar ações educativas e comunicacionais.
Mariluze ressalta que a institucionalização do trabalho realizado pela Associação permitirá à comunidade do Brejo da Brásida reduzir os impactos da chegada de grandes indústrias eólicas na região, promovendo um desenvolvimento territorial sustentável baseado no respeito às práticas locais e à identidade cultural.
Além de membros da AMBB, participaram da reunião os coordenadores dos colegiados dos cursos de Pedagogia e Jornalismo em Multimeios, Aurilene Rodrigues e Emanuel Andrade, a coordenadora no Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão (Nupe) do DCH-III, Cláudia Maísa Antunes Lino, e o diretor substituto do Departamento, Josemar da Silva Martins.
Texto: Glícia Lopes
Fotos: Júlia Mendes