O Departamento de Ciências Humanas, da Universidade do Estado da Bahia, em Juazeiro vem a público reconhecer a condecoração aos artistas juazeirenses Geraldo Pontes e Jorge Luiz Farias Nascimento (in memória) como Embaixadores da Divine Académie Française de Arts, Lettres et Culture, em Paris (França), ocorrida no último sábado (6/04), no Hotel George V, em Paris, capital francesa.
Jorge Luiz Farias Nascimento, (foto 1) o Jorge Sairaf, nasceu em 21 de maio de 1957 e se formou em Artes Plásticas pela Universidade Católica da Bahia. Foi professor de Artes na UNEB/Juazeiro, na Tenda Art em Petrolina e em Portugal, onde residiu por 25 anos.
Sairaf faleceu em 21 de dezembro de 2020, aos 63 anos. Ao longo de mais de seis décadas de vida, o artista plástico participou de várias exposições individuais e coletivas no Brasil, recebendo Prêmio Especial de Pintura e Desenho no 3° Salão Arte/Funarte – IMUCSAL, em Salvador- BA, culminando no seu reconhecimento internacional.
Geraldo Pontes (foto 2) é pedagogo e Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pelo PPGESA/UNEB. Licenciado em Dança pela Universidade Federal da Bahia – UFBA é especialista em Psicopedagogia em Artes Cênicas e Dança Educacional. Geraldo é autor do livro “Dança e Campo Educacional”, que reflete a prática pedagógica no campo da dança e da formação docente.
Ao longo de sua trajetória de 45 anos como artista, Geraldo foi pioneiro do ballet, quebrando paradigmas, preconceitos, abrindo espaço e dando e promovendo a visibilidade da classe LGBTQIAPN+, através do Tradicional Prêmio Victor e Victória. Referência no ensino de dança na região, fundou a Escola de Ballet Geraldo Pontes, em 1978, e já recebeu a Comenda Barão Homem de Melo, pelos serviços sociais prestados à sua cidade Juazeiro e região.
Na condecoração na Divine Académie Française de Arts, Lettres et Culture, Geraldo Pontes esteve presente para receber a homenagem e representou a família do amigo e artista Jorge Sairaf.