Uneb de Juazeiro vai sediar a primeira das Audiências Públicas sobre Cultura, Artes e Movimentos Democráticos na Extensão Universitária

O Campus Juazeiro da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) irá sediar a primeira das Audiências Públicas sobre Cultura, Artes e Movimentos Democráticos na Extensão Universitária. A conferência vai acontecer nos dias 15 e 16 de abril de 2024 e a programação conta com apresentação musical, roda de conversa e Grupos de Trabalho.

A gerente de Apoio à Cultura e às Ciências (GAAC) da Pró-reitoria de Extensão (Proex), Daniela Galdino, destaca que o objetivo da conferência é articular a troca de experiências que a extensão universitária permite, promovendo o diálogo horizontal e dividindo conhecimentos com a comunidade externa, mas também para repensar processualmente as políticas extensionistas desenvolvidas pela Uneb.

O Campus Juazeiro da Uneb foi escolhido para iniciar o percurso das Audiências Públicas de 2024 por ter uma trajetória de ações extensionistas no campo da arte e cultura, além de projetos de pesquisa e extensão relacionados aos movimentos sociais no Território do Sertão do São Francisco (TSSF).

Para a coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupe) do Departamento de Ciências Humanas do Campus III, em Juazeiro, Maísa Antunes, estas audiências públicas vão ampliar a escuta, o alinhamento e a aproximação mais eficiente dos movimentos sociais, culturais e artísticos, bem como das pessoas que criam e trabalham com cultura e arte no município e região, dentro do TSSF.

Com o intuito de ser um espaço democrático, serão convidadas à participação das Audiências Públicas toda a comunidade do município de Juazeiro, bem como municípios parceiros, Organizações Não-Governamentais (ONG’s), coletivos, associações e criadores de arte e cultura. Os espaços de discussões e apresentações de trabalhos visam promover ainda o avanço na implementação de um Fórum Permanente Territorial Universidade-Comunidades.

Nove audiências públicas estão previstas para o ano de 2024. No início de abril, será aberta uma chamada para que outros Campi da Uneb registrem interesse e disponibilidade em sediar as próximas oito conferências a serem realizadas neste ano.

A iniciativa é uma ação contínua da Proex, junto à Assessoria Especial de Cultura (Ascult) e do Gabinete da Reitoria, por meio da Assessoria Especial Territorial (ASSEPT). As audiências têm apoio das direções de Departamentos, dos Núcleos de Pesquisa e Extensão (Nupe) e das Assessorias Territoriais da Uneb.