Juazeiro: UNEB realiza Audiência Pública sobre Cultura, Artes e Movimentos Democráticos com comunidade acadêmica e externa.

Nos dias 15 e 16 de abril acontecerá no Campus III da UNEB, em Juazeiro, a primeira audiência pública sobre Cultura, Artes e Movimentos Democráticos na Extensão Universitária.

A programação tem como objetivo praticar a escuta e estabelecer diálogo com a comunidade acadêmica e externa para a elaboração de políticas extensionistas na Universidade que sejam pautadas pela horizontalidade e pela partilha de experiências.

No primeiro dia (15), as atividades se iniciam às 18h30, com uma apresentação musical do poeta, cantador e compositor Fatel.

Em seguida, às 19h, será constituída uma mesa institucional reunindo a pró-Reitora de Extensão (Proex), Rosane Vieira; as diretoras dos Departamentos de Ciências Humanas (DCH) do Campus III, Andréa Cristiana, e de Tecnologias e Ciências Sociais (DTCS), Gertrudes Macário, e da assessora territorial, Elza Maíra.

A programação segue às 19h30 com uma conversa aberta sobre Culturas, Artes e Movimentos Democráticos na Extensão Universitária. Este diálogo irá reunir a gerente de Apoio à Cultura e às Ciências (GAAC) da Proex, Daniela Galdino, a gerente de Extensão da pró-reitoria, Rosana Mara, assessora Especial de Cultura e Artes (Ascult), Nelma Aronia, além do professor José Hermogénes Moura, a escultora Carina Karla Lacerda e o artista Antonio Carvalho dos Santos.

O segundo dia (16), será marcado pela atuação dos Grupos de Trabalho que, distribuídos por diferentes salas do campus, irão trabalhar a partir das 14h no diálogo e construção de propostas de políticas extensionistas em temáticas, como “Culturas e Comunidades Tradicionais”, “Linguagens Artísticas: produção e circulação” e “Extensão Universitária: diálogos com a comunidade externa”.

Os frutos dos grupos de trabalho serão então socializados entre os participantes em encontro a ser realizado a partir das 16h.

Audiência Pública

De caráter circular, as Audiências Públicas terão edições em outros campi da Universidade até o mês de novembro. Em dezembro, as escutas serão sistematizadas em um documento único elaborado pelos grupos de trabalho participantes.

A proposição e formato de audiência pública atende às Diretrizes da Política Nacional de Extensão Universitária em vigor, que orienta para o desenvolvimento de relações entre a Universidade e os setores sociais que sejam marcadas pelo diálogo e pela troca de saberes.

Arealização das audiências públicas irá buscar também mapear os equipamentos culturais existentes nas cidades onde os campi da UNEB estão localizados, bem como reunir dados que irão subsidiar o estudo de viabilidade da instalação de nove equipamentos culturais nos campi da UNEB.

A iniciativa é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proex), da Assessoria Especial de Cultura (Ascult) e do Gabinete da Reitoria, através da Assessoria Especial Territorial (ASSEPT). A ação conta ainda com apoio das direções de Departamentos, Coordenações dos Núcleos de Pesquisa e Extensão (Nupe) e das Assessorias Territoriais da UNEB.

Texto: Leandro Pessoa/Ascom